segunda-feira

O que vestir na entrevista de emprego?

Quem diz que imagem pessoal não é importante, está muitíssimo enganado, principalmente quando se trata de entrevista de emprego.
Uma boa primeira impressão é fundamental, meu caro leitor. É muito importante se vestir adequadamente e passar uma imagem correta para a vaga de emprego que se quer conseguir. Ou seja, cada tipo de emprego requer um nível diferente de formalidade. Não dá pra ir de chinelo e bermuda em um escritório bacana por exemplo. (Aliás, não dá em situação nenhum, vamos combinar.)
Bom, pra começar, a não ser que você esteja indo a um circo tentar vaga de palhaço, não use roupas coloridas demais. Prefira tons neutros. E o que eu falei sobre não usar bermuda é bastante sério. É obrigatório usar calça. Isso demonstra seriedade de sua parte em relação à carreira e à vaga que está pleiteando. Mesmo que a empresa em questão seja super, mega, hiper, ultra descolada.
O que nos leva a outra questão: antes de ir para a entrevista, pesquise sobre a empresa. Saiba do que se trata para não errar, nem no que for vestir e nem no seu comportamento durante a entrevista. Porque, imagina se te perguntam por que deseja trabalhar naquela empresa? Você vai precisar saber do que está falando, não é?
Tendo tomado conhecimento de que tipo de empresa se trata, está na hora de escolher o look adequado. Tente evitar o jeans. Ele é informal demais. Melhor uma calça social, mas se estiver fora do seu alcance e o jeans for sua única opção, então prefira um jeans escuro. Se a empresa em questão é de grande porte e mais tradicional, melhor optar por camisa e calça social. Terno e gravata também serão de bom tom, dependendo do cargo desejado. O terno não precisa ser preto, é até melhor que não seja, afinal você não está indo a um casamento ou a um funeral. Mas é bom que tenha tonalidades escuras e neutras, como azul marinho por exemplo. Use sapato social e meias da mesma cor da calça.
Se a empresa é mais descolada, mas nem tanto assim, o ideal é optar por um traje esporte fino, lembram? Algo assim:
Se for uma empresa mais moderninha, como uma empresa de design, por exemplo, é possível usar um traje mais informal. Uma camiseta polo por exemplo. Nada de camisetas estampadas, por favor.
Uma empresa menor, requer a mesma seriedade na escolha das roupas. Não é porque é uma pequena empresa que você tem o direito de deixar o bom senso de lado. Sugestão de look:
Em qualquer tipo de empresa está proibido:
  • Usar boné – vai vender água de côco ou mate na praia? Então não esquece o boné!
  • Óculos de sol no alto da cabeça – repito a pergunta: vai trabalhar na praia? Ou vai trabalhar de motorista/trocador de ônibus? Nada contra as profissões, mas se não for o caso, guarde o óculos no bolso ou pasta.
  • Barba por fazer, unhas sujas, desodorante vencido – alô higiene! Não está tentando vaga para mendigo, está? Ah bom, então…
Percebeu, né? Bom senso é tudo na vida! Boa sorte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário