quarta-feira

Morar sozinho? Uma batalha constante.

Um dia você acorda, dá a sua mijada matinal, senta na ponta da sua cama e pensa “Não quero mais morar com meus pais”. Sim, você deseja ingressar em um mundo novo, onde andar pelado em casa é rotina e você não gasta mais com motéis, pois leva suas piriguetis para seu cafofo quando bem entender. É uma missão tão fácil assim?
Não é de hoje que os filhos estão saindo da casa de seus progenitores cada vez mais cedo, talvez por ter adquirido independência financeira ou simplesmente pelo espírito de crescer individualmente (leia-se sair com uma mão atrás e outra na frente).
A questão é que essa decisão afeta a base das três coisas essenciais na sua vida, na minha opnião: Dinheiro, Saúde e Relacionamentos. E não afeta pouco, afeta de uma forma brusca na qual se uma pessoa despreparada enfrentar qualquer alteração nesse “tripé”, desitirá da idéia na primeira noite, voltando correndo para a casa de seus pais.
Eu separei alguns prós e contras que todo mundo deve imaginar de se morar sozinhos, comentados por mim.
1- Dinheiro
Você conseguiu aquela promoção desejada, agora almeja um cargo no qual sempre sonhou, fez algumas contas de cabeça e está realmente preparado para alugar o seu primeiro cafofo. Será que está mesmo?
Primeiramente, você precisará de uma poupança na qual tenha um bom dinheiro guardado, que vamos chamar de dinheiro de segurança. É a grana que você vai usar apenas (e eu disse APENAS) se perder o emprego, ou precisar pagar algum remédio caro ou coisa do tipo. Algo que te jogaria em um mundo de infindáveis dívidas por assim dizer.
Afinal, com os altos e baixos da econômia mundial, nunca se sabe quando a sua empresa pode tirar o “cargo dos sonhos” de você.
Deveria ter seguido a dica do VC...
Juntou uma quantia boa? Bacana, agora vamos fazer algumas contas. Vou me basear em gastos de importância secundária e primária aqui, ou seja, o que te daria conforto e os excenciais, respectivamente.
Um jovem que deseja se mudar para algum apartamento em São Paulo não conseguiria fazer isso por menos de R$ 1.200,00 , isso incluindo: Aluguel, Água, Energia Elétrica, Comida, Transporte, Gastos pessoais(balada,bebida,algum rodízio com amigos,essas coisas).
Eu incluiria uma despesa que julgo IMPORTANTÍSSIMA, de R$500,00. Seria o dinheiro que todo mês eu colocaria no banco, para quem sabe depois de 3 ou 4 anos dar entrada na minha própria residência.
Sim, pois eu não vou querer morar de aluguel pro resto da minha vida, e acho que meus leitores e leitoras também não. Fazendo um cálculo rápido, se todo mês eu guardar R$ 500,00 debaixo do meu colchão(isto é, sem calcular os juros do banco), em 4 anos eu teria uma quantia equivalente à R$24.000, talvez um pouco mais se aquele dinheiro que eu disse no começo de “segurança” não tiver sido usado.
Uma quantia um tanto atrativa para dar entrada em seu primeiro apartamento, concordam? Agora imaginem isso no banco com um ajuste mensal de juros, a quantia certamente será maior.
2Saúde
Você tem um bom plano de saúde? Pois irá precisar. Não terá mais acesso (não facilmente) às fórmulas mágicas da mamãe. Chá com mel e alguma erva de nome estranho, xarope com gosto de morango que faz a tosse passar, etc. Tudo isso vai ser por sua conta.
Nesse ponto eu recomendo pedir ajuda à seus pais, pois não tem médico nenhum no mundo que saiba sobre seu histórico de saúde como eles. O que você pode tomar e o que não pode, o que funciona e o que não funciona, o que fazer se a febre chegar, essas coisas.
Desisto, vou ligar para minha mãe.
Recomendo também procurar saber qual é o hospital mais próximo, se tem ponto de táxi perto de sua casa( caso não tenha carro), para possíveis emergências, deixe tudo anotado em uma agenda.
3- Relacionamentos
Depois de tanta coisa negativa citada nos dois trechos acima, posso dizer à meus leitores que a parte boa chegou.
A economia feita no motel para os mais transões será notável, já que você verá em seu cafofo um templo de sedução e sexo eminente. Uma garrafa de vinho doce na geladeira e você está pronto para começar a trazer seus “lanches” para dentro dele.
Aos que namoram, inúmeras oportunidades com sua namorada o aguardam, já que não precisam mais trancar a porta do quarto e ter que parar na hora H por que ouviram um barulho de porta rangendo ( que na maioria dos casos, não é nada). Isso sem contar jantares românticos, filmes e noites juntinhos, enfim, um leque de possibilidades.
Enfim sós...
Existem inúmeros  outros fatores que não citei ainda, como comida, lavar a roupa, fazer a limpeza de casa, mas pretendo citá-los no meu blog em outros posts, fiquem ligados na categoria “Morando Sozinho” e “Culinária” para mais dicas.
Esse post foi fruto de uma grande pesquisa feita por mim, seja perguntando a amigos seja pesquisando na internet, se tudo der certo logo logo estarei me mudando para a VC House.
Fonte: http://vidacasual.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário