sexta-feira

Dicas para lavar o carro



Todo mundo gosta de andar com seu carro sempre limpinho e brilhando. Algumas pessoas recorrem ao “Láva-Rapido”, mas existem aquelas que não abrem mão de lavar o carro por contar própria. Isso pode ser um problema se a lavagem não for feita com produto adequado.


Sabão em pó pode ser usado para lavar o carro? Nem pensar. O sabão em pó não é recomendado, pois é prejudicial à pintura sim. Na sua formulação estão presentes alguns abrasivos que podem provocar manchas na pintura ou danificar a camada de verniz da carroceria.

É recomendável eliminar o mais rapidamente possível excrementos de aves, insetos, manchas de piche, e de gordura, pois as substâncias contidas podem impregnar de forma que sua remoção fique impossível.
Algumas recomendações gerais são:
- não limpar a carroceria a seco, exceto nos serviços profissionais qualificados deste tipo;
- não usar gasolina, querosene ou tira manchas para tecidos na limpeza da pintura, assim como nas peças de plástico;
- não raspar as manchas de piche, insetos mortos ou outra sujeira que tenha aderido à pintura;
- não lavar a carroceria quente ou ao sol (pois pode manchar);
- não limpar os faróis com panos secos ou abrasivos ou com produtos como solventes;
- não deixar acumular sujeira na carroceria;


Para fazer uma boa lavagem, é recomendável que utilize sabão próprio para carros (como shampoos), ou no máximo detergente neutro. Ao iniciar o processo de lavagem, faça-o em partes, preferencialmente à sombra, passando o sabão em uma área pequena e rapidamente enxague para evitar ressecamento e manchas.
Após lavar o carro, é recomendável também secá-lo, pois os respingos de água podem contar resíduos do sabão que ao sol, pode acabar manchando a pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário