quarta-feira

No que os ricos investem?


A arte de modelar pessoas é repetir estratégias de ações de outras pessoas que estejam obtendo os resultados que você deseja. Sendo assim, um dos caminhos para obter riqueza é investir no que os ricos investem.
Por exemplo, se você assumir para si a capacidade de avaliação de investimentos do Eike Batista, será que não vai fazer investimentos muito mais inteligentes? Se adotar as estratégias do Warren Buffet, é possível que desenvolva uma análise fundamentalista muito mais acurada?
Pode apostar que sim. Você não precisa reinventar a roda para obter resultados que já estão sendo alcançados por outras pessoas. Mas, como saber no que os ricos investem?
Para começar, vamos falar no que os ricos não investem: poupança, empresas de amigos ou parentes só por serem de amigos ou parentes e métodos de ganhar dinheiro fácil. Dificilmente você encontrará algum bilionário que ficou rico guardando o dinheiro na poupança ou aplicando seu dinheiro em empresas sem futuro apenas por questões de amizade.
Os métodos de ganhar dinheiro fácil também quase nunca formam a fortuna das pessoas mais ricas do mundo. Então jogos de azar, esquemas de pirâmides e outras formas do tipo devem ser descartadas da lista de investimentos sérios.
Pilha de notas de dinheiro

Se pudéssemos definir em uma palavra, os ricos investem em empresas. Todas, literalmente todas, as pessoas mais ricas do mundo são proprietárias de empresas.

Isso tem um motivo simples. Nós podemos ser basicamente quatro tipos de agentes no sistema capitalista: empregados, autônomos, investidores ou donos de empresas.
Os empregados e autônomos possuem um grande obstáculo para se tornarem realmente ricos: eles trocam tempo por dinheiro, na maioria dos casos. Como o tempo de todos nós é limitado, aí está uma grande barreira para construir uma grande riqueza.
Quando se monta uma empresa, você pode alavancar suas habilidades contratando outras pessoas para fazer o serviço. Veja que isso é bem diferente de ser um pequeno empresário que ainda coloca muito a mão na massa na hora da produção.
Isso não se diferencia muito de um autônomo: se a empresa depende do seu trabalho diretamente para produzir resultados, então não terá muitas condições de produzir dinheiro em larga escala.
Os ricos investem em empresas escaláveis, que tenham produtos de venda em massa ou de grandes projetos. Ser dono desse tipo de empresa é semelhante a ser um investidor de ações: você coloca seu dinheiro e seu conhecimento na linha, faz o negócio nascer e depois deixa ele ir se desenvolvendo e gerando frutos constantes para o seu bolso.
Portanto, se você quer enriquecer de verdade, comece a pensar em empreendimentos que pode criar e que sigam as características acima. Não se contente com pouco, pense grande, veja como os ricos investem e aja de maneira similar para obter resultados semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário